Academia Petropolitana de Letras
Menu Dropdown - Linha de Código

 

Memória Acadêmica
GERALDO VENTURA DIAS

Geraldo Ventura Dias, mineiro de Juiz de Fora, nasceu a 6 de outubro de 1925. Na cidade natal estudou até diplomar-se em Bacharel em Ciências Contábeis, no afamado Instituto Granbery.

Paralelamente aos estudos, irrequieto e criativo, estudou música com a renomada professora Josefina Rocha, dedicando-se a atividades musicais e teatrais. Ingressando, por concurso, no Banco do Brasil, onde fez meritória carreira ao longo de mais de 30 anos, chegando á gerência de agência e radicando-se definitivamente, em Petrópolis. Constituiu família exemplar com Gilda Porto Ventura Dias com 4 filhos.

Participou ativamente do Rotary Clube de Petrópolis, que presidiu, dedicando-se de corpo e alma ás atividades de benemerência e de serviço da prestigiosa e querida entidade. Sócio do Petropolitano Futebol Clube, ascendeu ao Conselho Deliberativo, recebendo o laurel de conselheiro nato pelos relevantes serviços, inclusive como autor do Hino do Clube. Colaborou com a Escola de Música Santa Cecília, com as atividades cívicas de Nosso Batalhão D. Pedro II, com a "Comac" junto a Germano Valente e Win L. Van Dijk, com a Sociedade Médica de Petrópolis, com a classe bancária, prestigiando o Sindicato da categoria.

Concuiu o curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, recebeu as honrarias de "Cidadão Petropolitano" e de "Cidadão Emérito do Estado do Rio de Janeiro". Sua marca imortal na cidade ficará através do " Hino de Petrópolis", letra e música que compôs para vencer o Concurso Oficial da Prefeitura Municipal. Também compôs o Hino do Serrano Futebol Clube. Poeta, deixou belas obras divulgadas na imprensa petropolitana. Ingressou na Academia como titular da cadeira nº 8, patrono D. Pedro II, a 11 de março de 1995, empossado a 15 de junho de 1996. Faleceu e foi sepultado em Petrópolis no dia 12 de junho de 2000. Um grande intelectual, maravilhosa criatura humana, talentoso compositor e poeta, tem Geraldo Ventura Dias lugar garantido na História de Petrópolis.


Academia Petropolitana de Letras

© 2014 - Academia Petropolitana de Letras
Todos os direitos reservados