Academia Petropolitana de Letras
Menu Dropdown - Linha de Código

 

Memória Acadêmica
ARAÇARI LEITE CAVALCANTI

Nasceu a 4 de fevereiro de 1922, em Quebrângulo, Estado de Alagoas, de família tradicionalíssima no Nordeste Brasileiro, filho de Cícero Pinto da Oliveira e Aurora Cavalcanti de Albuquerque. Perdeu os pais muito cedo, mesmo assim completou estudos primários e secundários em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Seguiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Contador e, em seguida, em São Paulo, Direito e Economia.

Tornou-se, por concurso público Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, tornando-se especialista em Direito Tributário e Financeiro. Aposentando-se da função pública, que exercia concomitantemente com a colaboração em jornais e dedicação à literatura, passou a residir em Petrópolis, quando lecionou por 20 anos as cadeiras de Direito Tributário e Direito Financeiro na Universidade Católica de Petrópolis. Foi empossado a 15 de setembro de 1990 na cadeira nº 28, patrono Castro Alves da nossa Academia Petropolitana de Letras. Publicou os livros: "Dos Crimes da Sonegação Fiscal" e "Como Pagar a Dívida do Brasil". Recebeu o título de Cidadão Petropolitano.

Faleceu a 7 de março de 1991, na cidade de Caçapava, São Paulo, para onde transferira sua residência, sendo sepultado em Taubaté, no mesmo Estado. Deixou viúva a senhora Laurita Zorron Cavalcanti e dois filhos: Heitor, Coronel Aviador e Ricardo, engenheiro da Petrobrás e netos.


Academia Petropolitana de Letras

© 2014 - Academia Petropolitana de Letras
Todos os direitos reservados