Academia Petropolitana de Letras
Menu Dropdown - Linha de Código

 

Memória Acadêmica
RUBENS FALCÃO

Rubens Falcão nasceu no Ceará. Radicou-se, muito novo, no Estado do Rio de Janeiro, onde fez bela e edificante carreira no magistério. Professor de elevada cultura, jornalista diletante, alcançou postos de relevância na administração do ensino fluminense, em destaque:

Técnico de Educação, Diretor do Departamento de Educação e Secretário Estadual de Educação e Cultura. Viajou bastante, sempre cumprindo obrigações profissionais, representando o Estado em congressos e encontros de Ensino, Educação e Cultura, onde sua participação teve assinalado mérito.

Orgulhava-se de ter chefiado o Setor de Relações Públicas do Departamento Nacional de Educação, realizando memorável campanha em favor da instalação e fixação do belo projeto do Ensino Supletivo Estadual. Publicou os livros: "Antologia de Poetas Fluminenses" (1968), obra de grande sucesso e bela contribuição á Literatura do Estado do Rio de Janeiro; "Figuras" (1986), apresentando biografias de personalidades literárias nacionais e fluminenses; e, ainda três dezenas de opúsculos com discursos, palestras, homenagens, elogios e trabalhos técnicos de Educação e Ensino, além de expressiva contribuição, como articulista, na imprensa de Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Integrou os quadros efetivos da Associação Brasileira de Imprensa, da Academia Fluminense de Letras, da Academia Friburguense de Letras e da nossa Petropolitana, eleito a 5 de março de 1943, em época de trabalho de inspeção escolar no Município, onde residiu por muitos anos. Ocupou a cadeira nº 4, patrono Fagundes Varella. Residindo em Niterói, foi instado a renunciar no ano de 1993 para, em seguida, retornar à mesma cadeira a partir de 21 de maio de 1995. Personalidade de fina educação, inteligente, loquaz, Rubens Falcão foi dedicado á família, casado, com filhos e netos. Faleceu a 21 de maio de 1995, em Niterói, onde foi sepultado.


Academia Petropolitana de Letras

© 2014 - Academia Petropolitana de Letras
Todos os direitos reservados