Academia Petropolitana de Letras
Menu Dropdown - Linha de Código

 

Memória Acadêmica
PEDRO NUNES VIEIRA

Era nordestino, certamente. Foi em Maceió que descobriu sua vocação de publicitário e jornalista, no "Jornal de Alagoas", do qual foi redator, publicista, revisor, agenciador de anúncios e de assinaturas. Chegou ao Rio de Janeiro convidado pelo redator-chefe do "Correio da Manhã", jornalista Pedro da Costa Rego, que o colocou na firma "A Capital", de modas femininas e masculinas como auxiliar dos departamentos de crédito, cobrança e crediário.

Ali foi seu aprendizado comercial, o que o levou para "A Esplanada", do mesmo ramo. Passou, em seguida pela "A Exposição", depois na "Mc Cann-Erikson", tornando-se um especialista em propaganda. Na "Galeria Carioca de Modas" atuou com desenvoltura, até que foi para São Paulo para as empresas "Lojas Garbo", "Indústria de Roupas Regência", "Casa José Silva" e Ducal (Companhia Paulista de Roupas).

Retornando ao Rio esteve na "Superball", na "Casa José Silva" e "Roupas Epsom", desenvolvendo-se entre Rio e São Paulo. Jornalista, inscrito na ABI, atuou sempre no ramo de publicidade. No "Diário de Notícias", escreveu a coluna "Propaganda e Vendas"; no "Jornal dos Sports" manteve por muitos anos a coluna "Bolas na Lagoa". Esportista, foi flamenguista militante, apresentando o programa "Voz do Flamengo" na Emissora Continental.

No clube foi Secretário-Geral, Diretor de Publicidade e Vice-Presidente de Comunicações e, por fim, consagrado Conselheiro Nato. Aposentando da atividade profissional, veio residir em Petrópolis onde colaborou com nossa Imprensa, mantendo coluna, por muitos anos, no "Jornal de Petrópolis". Escreveu o livro "35 Anos de Propaganda", com prefácio de Aurélio Buarque de Holanda. Foi eleito em maio de 1976 para a cadeira nº 20, patrono Vicente de Carvalho, empossado a 18 de setembro do mesmo ano. Nos anos de 1980 a 1983 foi 1º secretário da Diretoria. No biênio 1986/87 quando ocupava o cargo de Relações Públicas, faleceu a 10 de janeiro de 1987. Deixou inédito o livro "Poetas Petropolitanos em Petrópolis", encontrando-se os originais no acervo da Academia. Foi um dinâmico e arrojado publicitário e homem de comunicação, sempre pronto para a colaboração com a Cultura Petropolitana, alegre, bom caráter, uma bela personalidade.


Academia Petropolitana de Letras

© 2014 - Academia Petropolitana de Letras
Todos os direitos reservados