Academia Petropolitana de Letras
Menu Dropdown - Linha de Código

 

Coluna APCL
Coluna - Academia Petropolitana de Letras
(14/09/2014)
Autor(a): Christiane Michelin

Unanimidade

Em Assembleia Extraordinária realizada no último sábado a juíza e escritora Andreia Pachá foi eleita por unanimidade para ocupar a da Cadeira de número 20  deixada vaga pelo saudoso confrade Donato D´Ângelo. Sem dúvida a nova confreira ira abrilhantar ainda mais nosso quadro acadêmico.

Vultos Petropolitanos

Ficou decido, em Assembleia, que, este ano, não haverá o concurso Vultos Petropolitanos a fim de que possamos repensar a premiação na busca de uma maneira de atrair um maior número de participantes.

Prêmio APL

     Ainda na Assembleia do último sábado foram escolhidos  os membros da Comissão do Prêmio APL que, em dezembro, votará  nas seguintes categorias: conjunto de obra literária, expressiva atividade elevadora da Cultura Petropolitana, artes cênicas, artes plásticas, jornalismo, pesquisa histórica, literatura ( 1 indicação para prosa e uma para poesia), música, associação de ciências e letras, acadêmico do ano e professor do ano.      Para tal contamos com a participação de todos os Acadêmicos, encaminhando-nos suas sugestões abrangendo os seguintes itens: categoria, nome do indicado, instituição em que trabalha e motivo da indicação. De posse de tais informações, a Comissão formada por esta Acadêmica, Carmen Felicetti, Fernando Costa, Ataualpa Pereira Filho e Andréa Lopes, no mês de dezembro, definirá os vencedores.

Posse

Marylena Salazar assumiu sua cadeira no último dia 9, em posse administrativa, na presença de seu padrinho Sylvio Adalberto e desta Acadêmica, bem como dos confrades Fernando Costa, Andréa Lopes e Paulo César Santos.

Flor Impovável

 Por entre luzes e sombras, palavras e buscas, por entre ciclos e metades inteiras, saudades, perguntas e respostas, Flor Improvável, novo livro de poesias desta Acadêmica, vai delineando-se enquanto mescla-se ao meu  próprio caminhar. Através da alegria e da  agonia de ser, do divino e do patético, do crível e do poético, tracei o desenho da obra que se apresenta dividida em três momentos -  o Hoje,  o Ontem e o Eterno – convidando a um passeio pelas linhas do tempo e do pensamento; provocando no leitor diferentes respostas; permitindo-lhes questionamentos vários. A noite de autógrafos acontece no próximo sábado, dia 20, a partir das 19h, na Casa de Cláudio de Souza, contando com o apoio do Toque de Requinte Buffet. Até lá!

Novos Projetos

O sempre atuante confrade Ângelo Romero está à frente de dois novos projetos – a direção  do sexteto Vinil com  show de lançamento marcado para breve e o lançamento de seu 7º romance,  em outubro,  VERSÕS & FRAGMENTOS, com capa do confrade Sylvio Adalberto e prefácio de Gerson Valle.

Palestra

Adauto Beckhauser, presidente da Academia de Letras de Biguaçu nos dará o prazer de sua presença, no próximo dia 24,na Casa de Cláudio de Souza,  para um intercâmbio Acadêmico no qual falará a respeito de algumas de suas obras  - Sonho Sonhado e Realizado,  Auto da Imigração Alemã, escrita em português e alemão e os 150 anos da saga de Johann Karl Beckhauser, com participação do nosso confrade Alberto Beckhauser, seu primo. Adauto trará, ainda,  antologias Academia de Letras de Biguaçu nas quais   relata a vida de cada Acadêmico e seus patronos .  Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Instituição, vale conferir o site   www.academiadeletrasdebiguacu.com.br.


Academia Petropolitana de Letras

© 2014 - Academia Petropolitana de Letras
Todos os direitos reservados